domingo, 15 de julho de 2012

Configurar e configuração Squid Proxy Server Cache no Fedora Core.

O Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros. Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições freqüentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.
O Squid foi escrito originalmente para rodar em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Windows desde sua versão.
Servidor Proxy
No cache são armazenados os objetos da Internet (ex. dados de páginas web) disponíveis via protocolo HTTP, FTP e Gopher num sistema mais próximo ao do cliente. Os navegadores podem então usar o Squid local como um servidor Proxy HTTP, reduzindo o tempo de acesso aos objetos e reduzindo a utilização da conexão. Isto é muito usado por provedores no mundo todo[3] para melhorar a velocidade de navegação para seus clientes e também em LAN que compartilham a mesma conexão à Internet. Ele pode fornecer anonimato e segurança dado ser um intermediário no acesso aos objetos. No entanto a sua utilização pode gerar preocupações a respeito da privacidade pois o Squid é capaz de armazenar registros sobre os acessos, incluindo URLs acedidas, a data e hora exatas, e quem acedeu. Isto é usado frequentemente nas empresas para controlarem o acesso à Internet dos seus funcionários.

A aplicação cliente (ex.navegador) deverá especificar explicitamente o servidor proxy que quer utilizar (típico para os clientes de provedores), ou poderá utilizar um proxy transparente, em que todos os pedidos HTTP para fora, são interceptados pelo Squid e todas as respostas são armazenadas em cache, dessa forma não sendo necessário configurar o navegador. Este é uma típica configuração em corporações (todos os clientes na mesma rede local) e introduz as preocupações com privacidade mencionadas acima.
Squid tem algumas funcionalidades que permitem tornar as conexões anônimas, tais como desabilitar ou alterar campos específicos do cabeçalho dos pedidos HTTP do cliente. Se isto é feito e como, é controlado pela pessoa que administra a máquina que corre o Squid. As pessoas que requisitam páginas numa rede que usa Squid de forma transparente podem não saber que esta informação está a ser registrada. Em determinados países, os utilizadores devem ser informados sobre a possível monitorização e registro das ligações internet.


Proxy Reverso
A utilização acima é para um número ilimitado de servidores web sendo acessado por um número limitado de clientes - este é o uso clássico. Uma outra utilização é chamada de proxy reverso. Neste modo, o cache é usado por um número limitado de servidores web - ou apenas um - para ser acessado por um número ilimitado de clientes. Levando em consideração um exemplo, se o lerdo.exemplo.com é um servidor web real e www.exemplo.com é o Squid fazendo o papel de proxy reverso, a primeira vez que qualquer página do www.exemplo.com é acessada, o Squid pegaria a página de lerdo.exemplo.com mas depois os acessos seriam pegos direto da cópia armazenada no Squid. O resultado final, sem qualquer percepção ou ação por parte dos clientes, é menor tráfego para o servidor real e isso significa menor uso da CPU e memória. É possível um único Squid servir tanto o modo clássico quanto o proxy reverso simultaneamente.

Tirar o máximo partido da sua conexão com a Internet
Lula é usado por centenas de provedores de Internet em todo o mundo para fornecer aos seus utilizadores o acesso a web melhor possível. Squid otimiza o fluxo de dados entre cliente e servidor para melhorar o desempenho e armazena o conteúdo frequentemente utilizado para economizar largura de banda. Squid também pode encaminhar solicitações de conteúdo para os servidores em uma ampla variedade de maneiras para construir hierarquias cache do servidor que otimizar o throughput da rede.

Aceleração do site e distribuição de conteúdo
Milhares de web-sites ao redor do Internet usar Squid para aumentar drasticamente a sua entrega de conteúdo. Squid pode reduzir a sua carga do servidor e melhorar a velocidade de entrega aos clientes. Squid também pode ser usada para fornecer conteúdo de todo o mundo - copiar somente o conteúdo a ser utilizado, ao invés de copiar tudo de forma ineficiente. Finalmente, avançado Squid conteúdo configuração de roteamento permite que você crie grupos de conteúdo para encaminhar pedidos e balanceamento de carga através de uma variedade de servidores web.

 [The Squid sistemas] estão actualmente em execução em um hit taxa de aproximadamente 75%, efetivamente quadruplicando a capacidade de os servidores Apache por trás deles. Isto é particularmente visível quando um grande aumento de tráfego chega direcionado para uma determinada página web através de um link de outro site, como a eficiência de cache para essa página vai ser quase 100%.  - Wikimedia Informações de implantação.


Para configurar o squid servidor proxy para o cliente de rede local para acessar a internet.
Este servidor tem duas placa de rede usando o endereço IP interno e externo endereço IP
Configure o Proxy Cache Squid para ouvir pedido de proxy de cliente de rede diferente no endereço IP interno.
Configurar Squid servidor proxy cache para ouvir pedido apenas a partir do endereço IP específico 10.2.0.5 (cartão de IP interno) na porta 8080.

O passo para configurar / configure Proxy Cache Squid no Linux Fedora Core:

1. Configuração de backup arquivos do Squid.
2. Abrir e começar a editar o arquivo de configuração do Squid.
3. Configure o endereço interno e porta onde o Squid irá ouvir as solicitações do cliente HTTP.
4. Melhorar o desempenho de proxy.
5. Definir Proxy para encontrar servidores de DNS.
6. Adicionando aux Porto a ACL.
7. Adicionando rede interna para ACL.
8. Iniciar e usando Proxy Squid pela primeira vez.
9. Procedimento para iniciar, parar e Proxy Squid arranque automático no Fedora do sistema central.
10. Configurar Squid navegador do cliente para usar Proxy Squid.

Arquivos de configuração de backup Squid:

   Os arquivos de configuração do Squid normalmente localizado em / etc / squid / diretório. Para configurar o Squid você precisa editar e modificar esses arquivos de configuração, é melhor fazer backup desses arquivos antes de iniciar o processo de configuração. O comando abaixo mostra o exemplo do processo de backup simples.

Para fazer o backup do diretório de configuração do Squid:

[Root @ cempakasari ~] # cp-pr / etc / squid / / etc / squid.bak
[Root @ cempakasari ~] #

Faça backup do arquivo squid.conf:

[ root @ cempakasari ~] # cp-pr / etc / squid / squid.conf / etc / squid / squid.conf.bak
[Root @ cempakasari ~] #

Melhor Prática: antes de editar ou fazer quaisquer alterações em qualquer arquivo de configuração, é recomendado que você faça backup do arquivo primeiro.



Fonte: squid-cache.org, pt.wikipedia.org,  labtestproject.com/linnet/squid_proxy_server.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Total de visualizações de página