Olá meus amigos Pinguins. Como vocês estão? Voltamos com mais um tutorial padrão MeuPinguim de qualidade. E esse foi escolhido com muito carinho depois de um mês de testes com diversas distribuições Linux. Experimentamos o Elementary OS, Bodhi Linux, Mint XFCE, Lubuntu, Xubuntu, Manjaro, Pear OS, Cinnarch, Mint Cinnamon e finalmente o bom e velho Debian 6.0 XFCE. Resolvemos dar uma chance ao Debian porque depois de experimentar muitas distros novas,percebemos que no anseio de estarem sempre atuais e serem inovadoras, elas pecam no quesito estabilidade e toque final. De que adianta terem os softwares mais recentes quando nos deparamos com erros grotescos de acabamento. Então resolvemos voltar ao time que joga com a regra debaixo do braço e é sempre campeão: Debian. Como esse é um guia de pós-instalação, pressupomos que você consegue instalar o sistema. E como o Debian vem um pouco cru para um usuário normal, resolvemos dar uma incrementada nele e compartilhar o resultado com vocês.
Repositórios
Crendo que você instalou uma versão daily-build, você não precisa atualizar o sistema assim que termina a instalação porque o sistema já vai estar atualizado. Então podemos partir para os repositórios que faltam habilitar e acrescentar.
Procure no menu do seu sistema o Terminal. Ao abri-lo, digite como root: mousepad /etc/apt/sources.list e apague tudo deixando apenas as linhas abaixo:
#Repositórios Oficiais
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy main non-free contrib
deb-src http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy main non-free contrib
deb http://security.debian.org/ wheezy/updates main non-free contrib
deb-src http://security.debian.org/ wheezy/updates main non-free contrib
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy-updates non-free contrib main
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ wheezy-proposed-updates non-free contrib main
#Repositórios Extras
deb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main
deb http://liquorix.net/debian sid main
deb-src http://liquorix.net/debian sid main
deb http://www.deb-multimedia.org wheezy main non-free
deb http://www.duinsoft.nl/pkg debs all
Instalações
Agora vamos ao que interessa. Depois de adicionarmos os repositórios que eu considero básicos para termos um sistema funcional, precisamos instalar alguns pacotes e dar alguns comandos que farão o sistema rodar redondo. Primeiro devemos colocar as chaves dos repositórios e instalar alguns pacotes essenciais. No terminal, dê os comandos abaixo (‘#’ como root e ‘$’ como usuário):
$su#apt-key adv –keyserver keys.gnupg.net –recv-keys 5CB26B26 && apt-key adv –recv-keys –keyserver keyserver.ubuntu.com C1289A29 && apt-get install deb-multimedia-keyring ‘^liquorix-([^-]+-)?keyring.?’#apt-get update && apt-get install rar unrar gcalctool sudo ntp libxss1 libcurl3 google-chrome-stable thunderbird-mozilla-build ttf-mscorefonts-installer fonts-ubuntu-title ttf-ubuntu-font-family firmware-iwlwifi wireless-tools libav-tools libavcodec-extra-53 libavdevice-extra-53 libavfilter-extra-2 libavformat-extra-53 libavutil-extra-51 libpostproc-extra-52 libswscale-extra-2 flashplugin-nonfree update-sun-jre update-notifier gdebi#modprobe -r iwlwifi ; modprobe iwlwifi && iwconfig#echo ‘seu_usuario ALL=(ALL) ALL’ >> /etc/sudoers && exit$sudo service ntp restart && sudo apt-get clean && sudo apt-get autoremove
Skype
Para instalar o Skype, você precisará antes habilitar a multi-arquitetura do Debian (recomendado) para que ele use tanto os repositórios de pacotes 32 bits como os de 64 bits. Isso porque o Skype é um aplicativo que precisa das bibliotecas de 32 bits para funcionar adequadamente. Sendo assim, baixe o pacote do Skype para o Debian em Skype.com e comande:
sudo dpkg –add-architecture i386 && apt-get update
sudo dpkg -i pacotedoskype.deb
Adobe Acrobat Reader
Acesse o site ftp.adobe.com para baixar o pacote DEB. Depois dê duplo clique para instalar.
Fonte: Helbert Rocha
Nenhum comentário :
Postar um comentário