Pra quê serve root
Muito se fala sobre rootar seu smartphone Android, mas a pergunta que ecoa é: pra quê serve root?
Para quem (ainda) não sabe, Android é um sistema operacional criado para dispositivos móveis (celulares e tablets) baseado no kernel GNU/Linux. Por ser integrante da família *NIX, o Android herdou algumas das ótimas características do sistema do pinguim e uma delas é o sistema de controle de permissões baseado em usuários.
Assim como o GNU/Linux, Android também tem o usuário root, mas as imagens que vêm de fábrica não dão acesso ao superusuário, o que automaticamente deixa o proprietário com poder limitado sobre seu próprio aparelho.
É claro que mesmo sem root você pode fazer muita coisa, um usuário menos avançado talvez nem tenha necessidade, mas quando pulamos ao próximo nível é que as coisas ficam realmente mais divertidas!
Lista de coisas que podemos fazer com um celular rootado:
Instalar servidor SSH;
Instalar servidor Samba para compartilhar as pastas do celular na rede;
Gerenciar regras iptables (bloquear acessos à rede 3G para alguns aplicativos, para evitar gastos de franquia por exemplo);
Usar seu celular como sniffer numa rede;
Configurar joysticks de PC, Xbox ou PS2/PS3 para jogar no celular;
Fazer overclock no processador do aparelho para uma melhor performance, aproveitando-o ao máximo;
Fazer underclock no processador, para economizar bateria;
Usar seu aparelho como hotspot wifi;
Instalar uma distribuição GNU/Linux completa no seu celular, com interface gráfica e tudo;
Instalar ROMs customizadas, que modificam todo o sistema, seja para customização de temas, seja para melhoria do desempenho do aparelho (consumo de bateria, memória etc);
Apagar aplicativos inúteis e marqueteiros que as operadoras costumam instalar em seu aparelho, que só consomem seu precioso espaço em disco;
E muito mais!
ATENÇÃO: Ao rootar seu aparelho você está sobrescrevendo a firmware que veio gravada de fábrica. Isso implica na total perda de garantia oferecida pelo fabricante.
Você pode brickar seu aparelho caso tenha problemas durante o processo de rootagem. Em certos casos de brick pode acontecer de seu aparelho não voltar a funcionar.
Que fique claro que o autor não se responsabiliza pelos procedimentos realizados em seu celular. Qualquer dano causado pelo tutorial é de responsabilidade sua, portanto siga os passos com cautela. Leia e releia todos os passos descritos antes de pôr a mão na massa.
Futuramente, caso queira acionar a garantia do aparelho, ou prefira usar a imagem original do fabricante, ou até mesmo queira vendê-lo, é possível restaurar as configurações de fábrica. Esse processo se chama "unroot" e não será abordado aqui. Existem tutoriais em abundância sobre como fazer na internet.
Os procedimentos a seguir são para uso EXCLUSIVO de proprietários de celulares Samsung Galaxy S3 modelo i9300. Nada impede que proprietários de outros aparelhos possam se basear nos passos aqui descritos e adaptá-los, o conceito é o mesmo. O que muda é a imagem a ser "upada". Procure por uma compatível com seu aparelho.
Abordarei os procedimentos necessários para obter acesso root em celular Samsung Galaxy S3. Ao contrário de quase totalidade dos tutoriais na Internet, que usam Odin no Windows, aqui mostro como fazer usando Heimdall em seu desktop GNU/Linux.
Por: Fábio Berbert de Paula | Blog: https://twitter.com/fabiodovol
Nenhum comentário :
Postar um comentário