sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que exatamente é o Webmin?


Resumindo, é uma maneira de administrar graficamente o computador por meio do navegador web. Ele funciona em todos os navegadores mais populares: Firefox, Opera, Flock, Konqueror, Epiphany, Galeon, Seamonkey e Netscape Navigator. Todos eles suportam tabelas e formulários (e Java, para o módulo do gerenciador de arquivos). Os amantes de navegadores pequenos, rápidos e ágeis como o Dillo infelizmente não deram sorte. O Dillo não suporta SSL, usado pelo Webmin. Mas há muitos navegadores a escolher, portanto escolha o navegador que você mais gostar na lista para usar o Webmin. Explicando melhor, o Webmin é uma coleção de scripts CGI em Perl. Se você programa em Perl, vai poder escrever novos scripts e modificar o próprio Webmin (o código fonte faz parte do pacote).

Como o Webmin é muito popular, você não deve ter maiores problemas para instalá-lo em sua distro. As distros mais famosas (Ubuntu, Mepis, Fedora, Mandriva, Suse etc) têm o Webmin nos repositórios. Se seu sistema estiver atualizado, você não deve ter problemas. O gerenciador de pacotes deve cuidar das dependências. Não se preocupe se o gerenciador de pacotes não disponibilizar a versão mais recente do Webmin para instalação. Instale-o mesmo assim. Quando o Webmin estiver instalado, você vai poder atualizá-lo pelo módulo de atualização do Webmin. O padrão é atualizar pelo site do Webmin. Mas se nada disso der certo, vá até o site oficial do Webmin, que hospeda vários tipos de pacotes binários (pacotes RPM, Debian, Solaris e Tar). O site também lista todas as versões do GNU/Linux nas quais o funcionamento do Webmin já foi comprovado. É um download razoavelmente grande de 12,9MB, o que era de se esperar, levando-se em conta o que o programa faz. O gerenciador de pacotes deve lidar bem com a instalação.

Se o espaço em disco e a velocidade de download forem problemas, há uma versão mínima que traz apenas a API do Webmin e alguns poucos módulos básicos para você já ir pegando o jeito. Os módulos podem ser adicionados ou excluídos depois, se você preferir. Se você for um purista da GPL, saiba que o Webmin opera sob uma licença BSD. Se você souber programar em Perl e estiver disposto, pode escrever seus próprios módulos e disponibilizá-los sob a licença que preferir, incluindo a pura e imaculada GPL 3. Uma vez instalado o Webmin, você receberá uma mensagem dizendo que a instalação foi concluída e que você pode fazer logon como usuário root:


Esses são os programas que você necessita para instalar o Webmin no Debian: openssl libssl-dev build-essential

Instalando:

apt-get update
apt-get install openssl libssl-dev build-essential


Acesse essa pasta /src, para que possamos nela baixar e descompactar o Webmin, passos abaixo:

cd /usr/src/

Baixando o Webmin, eu baixei esta abaixo, mas se já tiver uma versão mais nova busque e baixe-a.

wget http://downloads.sourceforge.net/project/webadmin/webmin/1.500/webmin-1.500.tar.gz

tar -xvzf webmin-1.500.tar.gz
cd webmin-1.500
./setup.sh

Testando para ver se há erros, com o Perl:

perl -e ‘use Net::SSLeay’

Teve erros, vamos continuar configurando e ao termino testar novamente.

Volte uma pasta(um nível acima, como eu falo para os meus alunos no Windows):

cd ..

Vamos continuar baixando outra ferramenta, e posterior a isso rodá-la, vai aparecer várias etapas de configuração, estará em inglês, mas o que for sendo pedido, você poderá manter como default(padrão), ou de acordo com a sua vontade ir alterando, se for dar enter em tudo, o usuário do Webmin será (admin, e não ROOT), e sem senha, logo preste atenção nas etapas.

wget http://download.webmin.com/download/Net_SSLeay.pm-1.23.tar.gz
tar zxvf Net_SSLeay.pm-1.23.tar.gz
cd Net_SSLeay.pm-1.23
perl Makefile.PL
make install
perl -e ‘use Net::SSLeay’

Usei o comando novamente: perl -e ‘use Net::SSLeay’
E não ocorreram erros !
Perfeito, agora é só acessar o seu Webmin e bom gerenciamento.
Caminho que deverá ser utilizado no seu navegador:

http://o_número_do_seu_ip:10000


Logo mais estarei colocando mais posts sobre configuração do Webmin.






Um comentário :

Total de visualizações de página