quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que Cloud Computing pode significar para o seu negócio, parte II: Iniciando sua infra-estrutura em nuvem


Começando, o que precisamos? Temos que ser capazes de se comunicar com nossos clientes e fornecedores, por isso precisamos de e-mail, talvez de mensagens instantâneas. Se temos clientes no exterior ou de longa distância, algum tipo de telefone VOIP ajudaria a manter os custos baixos.



Devemos assegurar que qualquer coisa que estamos trabalhando está devidamente apoiada, desde o plano de negócios para conceitos de produto e além. Qualquer perda de dados pode ser crucial quando se seu produto ou serviço ao mercado no momento certo. Mantendo um olho em nossa programação é vital para se certificar de eventos importantes, tarefas e reuniões são gerenciados.


Há muito mais para resolver, mas uma coisa é suficiente para nos levar para cima e correndo para que possamos ter sobre o negócio de fazer negócios. Mas se você não é uma pessoa de TI e você não sabe como configurar servidores de e-mail ou sistemas de backup, onde você começa


E-mail


Google tem sido um fornecedor de produtos inovadores na nuvem por algum tempo, mas muitos não sabem o quão poderosos esses aplicativos podem ser. Gmail, por exemplo, oferece contas de e-mail gratuito com enormes quantidades de armazenamento, e um fácil de usar interface. Seu e-mail pode ser acessado de qualquer lugar, você nunca tem que riscar o que tudo pode ser arquivado, e backups são tomadas de cuidados para você. O único problema é que você pode querer evitar o envio de emails para um grande cliente em potencial de um anônimo conta do Gmail, livre, para fazer uma impressão boa, você precisa ser capaz de ter seu próprio endereço eletrônico sob o nome da empresa.


Google ainda pode ajudá-lo aqui, embora, você pode realmente usar o sistema do Gmail com o seu próprio nome de domínio. Contanto que você tenha um domínio , você pode comprar uma conta do Google Apps para negócios para a insignificante soma de EUA $ 50 por ano, o que permite a transferência de seu e-mail de hospedagem para os servidores do Google. É um processo muito simples, e uma vez feito você tem acesso IMAP completo para seu e-mail de qualquer lugar do mundo, com uma garantia de disponibilidade e tempo de atividade que poucos podem competir com-certamente não em uma pequena empresa.


O custo aumenta à medida que você adicionar mais contas de e-mail, mas ainda é menos do que você pagaria para hospedar um servidor com o software próprio e-mail sobre ele. Você pode configurar um cliente de e-mail normal, como Outlook ou e-mail da Apple para usar o servidor, ou usar a interface amigável do Gmail na web. Isto significa que não importa o que aconteça, você sempre terá acesso a e-mail e a capacidade de enviar a partir do seu próprio endereço de email, mesmo se os seus computadores pessoais falhar. Há mais benefícios grandes para usar o Google Apps, mas vamos explorar os no próximo artigo. Por enquanto, confira Google Apps for Business para se levantar e correr com o seu e-mail.


Mensagens


Para se manter em contacto com qualquer colaboradores ou funcionários que você colocar, você pode precisar para organizar as chamadas de conferência ou bate-papos. Skype tem um cliente livre, você pode fazer o download para a maioria das plataformas, e você pode fazer gratuitas pelo Skype para Skype de voz e chamadas de vídeo, assim como o uso de mensagens de texto instantâneas e compartilhamento de tela. Com apenas uma ferramenta, você pode passar a mensagem em um número de maneiras.


Skype tem a vantagem adicional de ser capaz de gravar conversas, e você pode organizar as chamadas multi-pessoa de voz gratuitamente. Se você quiser ir um passo além, você pode configurar o Skype-In e Skype-Out contas, que lhe dão um número de telefone as pessoas podem ligar de um telefone padrão que é encaminhado para o Skype , mas existem custos associados a eles.


Backups


Backup, backup, backup, mesmo o mais analfabeto computador estes dias sabe que você precisa para fazer backup de suas informações, ou enfrentar uma catástrofe quando algo dá errado. Até recentemente, a realização de backups adequada levou um pouco de conhecimento e criação e, em alguns casos, grandes despesas.


Para uma pequena empresa, a melhor situação é ser capaz de fazer o seu trabalho enquanto é tomado cuidado de, sabendo que os backups estão sendo feitos, se você precisar deles, enquanto você se concentra na construção de seu império. Digite DropBox , um serviço brilhante on-line que permite armazenar arquivos em uma pasta em seu computador (ou qualquer número de subpastas dentro dela) e eles vão ser automaticamente copiados para o servidor, sem você fazer nada. Você acabou de manter todos os seus documentos na pasta DropBox e backups acontecer automaticamente. Não só isso, mas seus arquivos são versionados, cada vez que fizer uma alteração no arquivo que a versão é carregado e mantido, assim que você pode até mesmo reverter para versões anteriores, se necessário.


DropBox tem outros recursos poderosos, como a capacidade de compartilhar qualquer pasta dentro da sua pasta DropBox. Basta digitar o endereço de email do colega que você deseja compartilhar com, uma vez que têm DropBox instalado, a pasta e arquivos compartilhados serão automaticamente copiados para o seu próprio computador. Além do mais, toda vez que fizer alterações nos arquivos nessa pasta, eles serão copiados para o servidor eo computador do seu colega, e vice-versa.


Tudo isso é gratuito, até um limite de armazenamento de dois gigabytes. A partir daí há um custo envolvido, mas 2GB é suficiente para começar com o backup de seus documentos importantes, eo custo de aumentar o armazenamento é muito baixa.


Calendário, para fazer e Programação


Quando você está construindo um negócio, nunca a lista de tarefas pára de crescer. Entre as reuniões, prazos e itens a fazer, pode tornar-se difícil organizar tudo. Mas se você colocar tudo em um calendário no seu computador, pode lembrar para você, até mesmo ajudar com o envio de lembretes.


Calendário também é importante para o agendamento de reuniões e outros acordos com terceiros. Um sistema decente de calendário permitirá que você envie convites para um evento e receber a confirmação de presença (ou o inverso).


Mais uma vez, o Google fornece uma solução que pode até mesmo integrar e comunicar com o iCal no Mac e Outlook no PC, assim você pode enviar e receber convida com ninguém. Gcal, ou Google Calendar, é uma solução de cloud-based que você pode registrar e configurar calendários completamente livre para compartilhar com outras pessoas. Você pode acessar o calendário do seu celular, receber lembretes de eventos via e-mail ou mensagens de texto e até mesmo compartilhar sua linha de programação de modo que as pessoas certas pode ver quando você está disponível. Melhor de tudo, Gcal funciona mesmo quando você não está conectado à Internet através de um recurso chamado acesso offline. É possível sincronizar com aplicativos outro calendário de mesa também, assim você ganha o benefício de compartilhamento e colaboração on-line durante o acesso a seu calendário no entanto você preferir.


O Google Calendar também é integrado com o Google Apps, assim você ganha benefícios combinados se você se inscrever para o Google Apps para e-mail também.


Se você é o agendamento de reuniões com pessoas em diferentes fusos horários, pode ser útil para usar Time Server Mundial . Este serviço permite que você veja horas e datas em todo o mundo, e escolhendo as cidades em que uma lista de participantes estão situados em, permite-lhe ver que horas poderia melhor atender a todos. E é totalmente grátis! Check it out, e ver o planejador de reunião na http://www.worldtimeserver.com/meeting-planner.aspx .


Sumário


Assim, por um custo mínimo, se em tudo, você pode ter uma operação comercial plena instalado e funcionando, com uma melhor interação e colaboração do que um pouco da experiência empresas maiores. Esta é a promessa real da nuvem, e agora é realmente viável para usuários de pequenas empresas, bem como técnicos. Melhor de tudo, uma vez que é criado você pode esquecê-lo; alguém está a gerir os dados, o poder, backups e disponibilidade para você. Se você quiser ser instalado e funcionando o mais rápido possível, e você falta com os técnicos na mão, você não pode bater a nuvem.


Próxima vez


No próximo artigo, vamos dar uma olhada no gerenciamento das operações diárias de negócios na nuvem usando aplicativos online, gerenciamento de relacionamento com o cliente, e mais a bomba realmente o seu negócio.

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