O mundo da LibreOffice e OpenOffice (. Org) tem vindo a aquecer recentemente com vários acontecimentos emocionantes e, às vezes, desconcertante. A Fundação do documento continua a ser muito activo como é o desenvolvimento LibreOffice, mas a Oracle tem dado em cima do OpenOffice e bateu LibreOffice no rosto, dando-lhe a Apache. Talvez o anúncio mais importante foi o lançamento do LibreOffice 3.4.0.
A recente libertação de LibreOffice 3,4 demonstra a diferenças filosóficas muito em projetos comunitários e os sufocada por interesses comerciais.
desenvolvimento LibreOffice vem acontecendo a um ritmo sem precedentes, enquanto o OpenOffice ficou para trás e perdeu muitos de seus usuários anteriores. Mesmo em fase de desenvolvimento Sun foi rigidamente controlada, mas a Oracle aumentou os laços.Em contrapartida, de acordo com o anúncio de lançamento , LibreOffice agora tem 120 desenvolvedores feliz comprometendo cerca de 20 mudanças por dia.Cédric Bosdonnat coloca o número de colaboradores em 223. Italo Vignoli é citado como dizendo, "Nós preocupamos com nossos colaboradores, e que mostra."
Pouco antes LibreOffice 3,4 foi liberada Oracle anunciou que estava doando o OpenOffice para a Apache Software Foundation. Pundit têm especulado em todo o espectro de como isso afetará a suíte de escritório com alguns achando que certamente vai beneficiar, enquanto outros pensam que provavelmente irá diminuir ainda mais. A Fundação documento expressa o desapontamento que a reunificação dos dois projetos provavelmente não irão ocorrer, mas ofereceu seus melhores desejos para o OpenOffice. Eles estavam entusiasmados com código de incluindo OpenOffice já que a licença Apache é compatível com a GNU Lesser General Public License em que LibreOffice é liberado. Perante estes factos, "o evento é neutro para a Fundação do documento."
Novidades em 3,4 LibreOffice?
A maioria das pessoas só querem ouvir falar da mão e características bastante visível no seu trabalho diário, mas subestimar o impacto do código de limpeza é um desserviço para os desenvolvedores. Esses código limpo-ups são o que leva a uma operação mais rápida e menos falhas. Michael Meeks chama este "livrar a nós mesmos de sillies". Uma área em que estes dois do mundo vem em mesclar um exemplo dado por Meeks: ícones. Ele disse: "OO.o tinha simplesmente toneladas de duplicação, de ícones em todos os lugares" - cerca de 150 duplicada ícones ausentes.Ele acrescentou: "Tudo isso é bobagem já foi." Um vazamento de memória fonte foi corrigido e é raramente utilizado codificações foram movidos para fora em sua própria biblioteca. Isso "reduz o tempo de execução de consumo de memória" e diminui o tamanho do download.
Nova fronteira página gradiente
Escritor tem obtido alguns olhos doces, como fundos de gradiente de cor, sombras, e os separadores de nota coloridas para enfeitar a aparência. Um motor de nova fonte torna o texto mais bonito e mais rápido. filtros Flat ODF pode fazer. arquivos ODF mais acessível a outros aplicativos.
Para o usuário do Ubuntu, a Unidade de suporte de menu global tem sido acrescentado e melhorado GTK + integração LibreOffice dá uma olhada nativa.Melhor suporte a temas do mouse adiciona um pouco mais polonês. senhas criptografadas documento agora pode ser alterada quando o documento ainda está aberto.
Impress tem melhorado HTML com a imagem de exportação galeria de miniaturas
A lista completa de mudanças ea maioria dos bugs irritantes é localizado no wiki.
Versão 3.4.1 está programada para lançamento em 29 de junho de 2011, com versão do patch próximos lançamentos praticamente mensal seguida. 3.5.0 é esperado em 08 de fevereiro de 2012 e 3.6.0 01 de agosto de 2012. As datas de lançamento são agendadas a cada seis meses e em grande parte sincronizados com as versões da distribuição Linux mais populares. Lançamentos são suportados por um ano.
What Else?
Michael Meeks publicado um "Por que LibreOffice é o futuro" artigo de volta em maio. Nela, ele enumerou LibreOffice muitas razões é uma escolha melhor do que o OpenOffice ou outros. Ele postula que LibreOffice é vendedor neutro, se você falar sobre a Red Hat, Novell, ou Canonical. Ele também acha LibreOffice não é vulnerável ao contribuinte de sair porque é um projeto da comunidade com muitos outros participantes. Outro ponto é que "distribuições Linux estão mais seguros com LibreOffice" por causa do tempo liberado com base em novo horário e estabilidade de uma base de contribuinte diverso. Veja seu artigo completo para saber mais.
De acordo com Steven J. Vaughan-Nichols Attachmate e Novell vai continuar a apoiar LibreOffice. Além disso, em resposta à contribuição OpenOffice Oracle, Holger Dyroff, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, o SUSE disse: "O SUSE é continuar a investir em LibreOffice ea Fundação documento. SUSE está ansioso para as futuras contribuições da IBM e outros em potencial esta incubadora de projetos ASF novo, mas certamente teria gostado de ver tais contribuições ir diretamente para LibreOffice. Vamos acompanhar o processo de incubação de muito perto para entender as futuras oportunidades e possibilidades que podem melhorar as nossas ofertas para os nossos usuários e clientes ".
Se você vem acompanhando o desenvolvimento de LibreOffice através da sua mailing list anunciar, que acabou agora. A fundação já decidiu que só anunciará estável / releases final nessa lista geral a partir de agora. lançamentos de Desenvolvimento será anunciado em algumas listas usado principalmente pelos desenvolvedores. Eles disseram que isso é para evitar que usuários tentando usar versões de desenvolvimento em ambientes de produção. É duvidoso que poucos realmente arriscou ambientes de trabalho crítico e tentando limitar o uso das versões de desenvolvimento poderiam resultar em relatórios de bugs menores. O tempo dirá.
Conclusões
Linux e Open Source raramente é chato e do sector da suite de escritório, certamente, ofereceu a sua parcela de drama no ano passado ou assim. E não deixou ainda. Muitos especialistas acham que a contribuição da Oracle do OpenOffice para o Apache irá certamente beneficiar os usuários. O Apache é uma organização respeitada e com a IBM e algumas distribuições espera-se contribuir, muitos pensam que o OpenOffice provavelmente vai ver o desenvolvimento continuado - dando aos usuários uma opção que foi amplamente considerado desaparecido há alguns meses. (Isso supõe que o Apache aceita oficialmente o projeto como previsto.)
Por outro lado, LibreOffice decolou como um incêndio. Desenvolvedores e colaboradores continuam a afluir para o canto LibreOffice e distribuições estão mudando esquerda e direita. Sob o modelo de contribuição da comunidade, novos recursos e melhorias de código estão sendo integrados a um ritmo incrivelmente rápido. Novamente, tudo isso é o melhor para os usuários.
Então, exatamente do jeito que você olha, o ordinário cotidiano do usuário Linux é o benfeitor de todos os baralhar este código. É emocionante assistir também. Os poucos próximos meses será especialmente interessante quando começamos a ver como o Apache Office progride e se a licença Apache vai acabar atraindo mais desenvolvedores que a LGPL LibreOffice.
Fonte: Linuxjournal.com

Nenhum comentário :
Postar um comentário