domingo, 3 de julho de 2011

Gimp: um excelente editor de imagem!


Procura um editor de imagem potente para o seu Ubuntu? Então não tenha dúvidas, utilize o Gimp! O Gimp é uma excelente ferramenta, completamente livre, que permite produzir quase qualquer efeito/alteração conhecido a uma imagem.
Para além das funcionalidades básicas de recortar imagens e redimensionar que qualquer simples editor de imagem tem, este potente editor de imagem que é o Gimp, permite guardar (converter) em muitos formatos de imagem, editar cores, remover cores, utilizar camadas, tirar olhos vermelhos, desfocar fundos das fotografias, entre muitos muitos outros efeitos que pode encontrar normalmente em programas proprietários como o PhotoShop ou o Corel PhotoPaint.

A ajustar cores de uma imagem
Este artigo, tem o simples objetivo de dar a conhecer aos utilizadores iniciantes que existe esta excelente aplicação que, à primeira vista, parece não ter grande potencial e ser confusa. O funcionamento desta aplicação, para os que estão habituados aos softwares proprietários referidos no parágrafo anterior, é realmente diferente, no entanto, isso não significa que seja pior.
Na verdade, e isto deve ficar claro, o Gimp não tem todas as funcionalidades profissionais que o PhotoShop tem. No entanto, a cada nova versão, o número de funcionalidades aproxima-se cada vez mais ao número de funcionalidades do PhotoShop. Para além disso, algumas funcionalidades que não existem no Gimp, podem ser feitas com algum trabalho a mais, mas que resultam no mesmo efeito.
A desfocar a imagem de fundo
Exemplo do que é referido no parágrafo anterior, é fazer uma seleção de uma zona de uma imagem através de uma ferramenta semelhante a uma borracha de apagar (no Corel PhotoPaint chama-se “Brush mask”). No caso do Gimp, não é possível, no entanto, a utilização de camadas duplicadas permite realizar exatamente o mesmo!
A alterar a cor da flor

INSTALAÇÃO

Outrora o Gimp estava presente por padrão no Ubuntu. Atualmente o Gimp não vem instalado por padrão e, por isso, precisa de o instalar. No entanto, a instalação do Gimp é simplicíssima pois apenas precisa de clicar no botão seguinte ou escrever o seguinte no terminal:
sudo apt-get install gimp

CONCLUSÃO/OPINIÃO

Não se deixe enganar pelo aspeto estranho que o Gimp tem (utilização de 3 janelas distintas). Na verdade, apesar de esse aspeto não ser comum, a produtividade é praticamente a mesma. Você apenas precisa de algumas horas de trabalho no Gimp.
Por experiência própria, recomendo vivamente a utilização do Gimp, desde que estude o software durante algum tempo. Depois de ter experiência verá que poderá fazer os mais variados efeitos e sem ter de pagar licenças! Todas estas imagens dos artigos do Ubuntued, por exemplo, são sempre feitas em Gimp! ;)

REFERÊNCIAS:

Homepage do Gimp;
Wikipédia: Gimp (Se quer saber mais sobre este programa, veja este link!)
Fonte: Ubuntued

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Total de visualizações de página